O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem de Alagoas (Sateal) enviou, nesta segunda-feira, 16, denúncia ao Ministério Público do Trabalho apontando os Hospitais Hapvida (Hospital Maceió) e o Arthur Ramos (Rede D’Or) como não cumpridores da legislação, em vigor desde setembro para unidades 100% privadas em todo o território nacional.
Ambos são acusados de descumprir o pagamento do piso salarial nacional da enfermagem, aprovado em julho deste ano.
“Não entendemos porque essas duas empresas, ambas de grupos nacionais que vivem se expandindo pelo país, ainda não cumpriram o que determina a lei e pagaram o que é de direito do trabalhador”, destaca Mário Jorge, ao afirmar que, caso a situação permaneça, atos públicos denunciando a situação devem ocorrer na porta das unidades em Maceió.
Mário frisa ainda a importância de os profissionais dessas unidades reforçarem as denúncias nos canais do Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Federal.
O sindicato não informa quantos profissionais trabalham nos hospitais denunciados, mas a categoria já pensa em mobilização para forçar as empresas a adotarem o piso.
Fonte – Extra