O cuidado com a saúde dos alagoanos segue avançando. Na quarta-feira (11), o bairro do Benedito Bentes, localizado na parte alta de Maceió, recebeu um novo Ambulatório Oncológico. O ambulatório irá funcionar na Clínica da Família José Aprígio Vilela e irá atender os pacientes com câncer que aguardam por assistência na fila de espera do SUS.
O novo ambulatório faz parte do Plano Emergencial da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau/AL) para zerar a fila de cirurgias oncológicas pendentes. De acordo com o secretário de Estado de Saúde, o médico Gustavo Pontes, a fila foi detectada pela Sesau junto à Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL). “São em torno de 270 pacientes já identificados. Serão agendadas consultas, exames complementares de média e alta complexidade, como ressonância magnética e ultrassonografia, além de cirurgias”, disse.
O secretário ainda falou sobre o tratamento de quimioterapia e radioterapia. “De acordo com portaria, esses tratamentos são de responsabilidade do município. Nós encaminharemos os pacientes e fiscalizaremos a realização desses procedimentos”, explicou.
De acordo com o secretário executivo de Regularização e Gestão, Igor Monteiro, a regulação estadual irá trabalhar pela promoção e articulação em toda a rede hospitalar do estado, pra que os pacientes recebam o diagnóstico necessário. “Iremos entrar em contato com esses pacientes para que eles venham até o serviço, passem pela consulta em oncologia clínica, sejam direcionados para que tenham encaminhamento ao procedimento cirúrgico e, posteriormente, ao tratamento”, explicou.
Ainda na quarta-feira, a Sesau também realizou o Dia D da Campanha de Multivacinação, que teve como objetivo atualizar a caderneta das crianças e adolescentes menores de 15 anos. Foram disponibilizadas, para os 102 municípios alagoanos, mais de 370 mil doses de todas as vacinas que fazem parte do Programa Nacional de Imunizações (PNI).