No último domingo (1) aconteceram as eleições para o Conselho Tutelar em todas as cidades brasileiras. Em Minador do Negrão, somente uma urna estava disponível para votação na cidade, porém a prefeitura da cidade esclarece que isso foi uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral.
Segundo a prefeitura, em conjunto com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), foram solicitadas inicialmente cinco urnas para a votação no município, porém o o TRE determinou que apenas uma seria utilizada.
O TRE definiu o número de urnas de acordo com o número de eleitores de cada município e, portanto, definiu que Minador do Negrão teria direito a apenas uma urna.
“Visando que uma urna não seria suficiente para a nossa demanda, o município de Minador do Negrão solicitou com antecedência ao TRE-AL cinco urnas para a eleição, mas, apesar do requerimento, só foi disponibilizado apenas uma urna”, disse a prefeitura em comunicado.
Além disso, a prefeitura também divulgou a solicitação feita e não atendida pelo TRE para um número maior de urnas de votação disponíveis na cidade.