O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), delegado Flávio Saraiva, informou que a execução do plano estratégico da pasta, fincado em ações de inteligência, aliado aos investimentos do governo do Estado, que ultrapassam a ordem de R$ 315 milhões, justificam o êxito no combate às organizações criminosas em Alagoas e a consequente queda nos indicadores de violência.
Ele concedeu entrevista ao Jornal da MIX, na Rádio MIX Maceió (98,3 FM), na manhã desta terça-feira (26), e detalhou os avanços do órgão que lidera, ressaltando que a qualificação e a ampliação do quadro efetivo dos servidores sinalizam que há muitos pontos que precisam ser celebrados.
Dentre eles, o secretário citou o desempenho dos policiais na perseguição a um bando no bairro do Clima Bom, na noite dessa segunda-feira (26). A Segurança Pública descobriu, por meio do serviço de inteligência, que criminosos em um carro roubado seguiam de Satuba em direção a Maceió. Militares conseguiram interceptar o veículo. Na situação, dois suspeitos morreram quando tentavam fugir, mas o carro capotou e pegou fogo.
“Identificamos as áreas de manchas criminais e as áreas de influências em Maceió, onde acontecem os crimes de homicídio. O Clima Bom é uma delas e nunca vai faltar uma viatura lá”, destacou.
Segundo ele, o plano estratégico que norteia as ações da SSP está sendo executado e tem surtido o efeito pretendido, que é a redução da criminalidade. Desde então, Saraiva informou que o governo aparelhou o órgão, com a entrega de pistolas, munições, conjuntos de aproximação para o Corpo de Bombeiros e coletes. Também instalou o Instituto de Criminalística (IC) no Agreste e entregou 11 novos Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs).
Do Plano de 100 dias, a pasta já cumpriu a promessa de construir três Centros Integrados de Segurança Pública (CISPs), reestruturou o Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), está expandindo as Salas Lilás nas unidades para atendimento voltado às mulheres vítimas de violência e vai iniciar a construção da nova Central de Flagrantes de Maceió. O projeto neste sentido, moderno e ousado, já está pronto para ser executado.
Ele ressaltou que o governo Paulo Dantas tem sido marcado pelo grande investimento na Segurança Pública, seja em pessoal e na cobertura do território. Até o fim de 2023, são 1.923 novos integrantes da SSP, todos concursados. Nesta terça-feira, a Delegacia-Geral empossa os agentes e escrivães que passaram no último concurso, numa solenidade concorrida.
A PM também está formando mais de 1 mil soldados, com curso de aperfeiçoamento que termina em abril do ano que vem. O investimento total já passa de R$ 315 milhões na atual gestão.
Saraiva frisou as ações em conjunto que vão resultar no combate mais efetivo das organizações criminosas, a exemplo da recém-criada Força-Tarefa Integrada de Combate ao Crime Organizado do Estado de Alagoas (FICCO). A primeira reunião do grupo já aconteceu e, em breve, de acordo com o secretário, trabalhos serão realizados envolvendo os órgãos de Segurança, incluindo a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris).
Da violência contra a mulher, ele citou a plataforma de cursos disponibilizada pela SSP para qualificação dos servidores que lidam com estes crimes. E prometeu expandir as Delegacias das Mulheres para as unidades regionais da Polícia Civil, assim como ampliar o número das Salas Lilás.
E falou acerca do combate ao novo cangaço, que tem evitado o domínio das cidades com grandes organizações criminosas. “Há três semanas, conseguimos prender os maiores arrombadores de caixas eletrônicos do Brasil. Estão presos em Alagoas graças ao nosso trabalho de inteligência e a colaboração da população”, assinalou. “O Estado tem sucesso no domínio das cidades em razão do investimento em treinamento”, completou.
Fonte – GazetaWeb