De acordo com os dados dos núcleos de Estatística e Análise Criminal da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Polícia Civil (PCAL), 6.011 prisões foram efetuadas em Alagoas de janeiro a 20 de setembro de 2023.
Além das prisões registradas pela SSP em todo o estado, foram confeccionados 101 autos de investigação de ato infracional instaurados por flagrante em desfavor de indivíduos com menos de 18 anos de idade.
Ainda segundo as informações, da quantidade de prisões, cerca de 70% do número de casos (4.172) foram realizadas em situações de flagrante delito. Já os demais registros, foram ocasionados durante operações promovidas com o objetivo de cumprir mandados judiciais de prisão em desfavor de diversos criminosos.
Em um ano, o grupo especializado recapturou 884 pessoas que estavam foragidas do Poder Judiciário por diversos crimes. Somente em 2023, 670 indivíduos retornaram ao sistema prisional, graças ao trabalho da força-tarefa integrada.
Em agosto, Alagoas registrou mais uma queda nos índices de criminalidade. O mês apresentou uma redução de 27% no número de mortes violentas intencionais em relação ao mesmo período do ano passado, conquistando o menor número desde o início da série histórica em 2012. Em agosto de 2023, foram 57 casos.
Fonte – Extra