O objetivo é pressionar a Braskem a indenizar não só com o governo do Estado e os municípios da região de Metropolitana de Maceió, mas principalmente com as vítimas, que ficaram fora do acordo entre a companhia e a prefeitura dela capital.
O Grupo de Assessoramento que foi anunciado pelo governo nesta segunda-feira (18/7) tem peso a começar pela sua composição. Terá a participação do governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros, além de vários secretários de Estado. Entre eles, Vitor Pereira (Segov), Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Renata dos Santos (Sefaz) e Sâmya Suruagy (PGE) vão fazer parte do grupo, que também terá representantes da defensoria pública e das vítimas que foram afetadas pela tragédia que provocou o deslocamento de milhares de famílias nos bairros de Maceió que “afundam” em função da mineração de sal-gema.
O grupo foi criado após a “sinalização” de que a Braskem busca um acordo com as partes apresentadas pelo Governo do Estado (todos, exceto Maceió que fez acordo em separado).
Isso porque a companhia fechou recentemente, como informamos aqui, um acordo unilateral de R$ 1,7 bilhão com a prefeitura de Maceió, deixando de fora os outros municípios da região metropolitana que foram afetados direta ou indiretamente pela tragédia, além do Governo do Estado e as vítimas.
Na avaliação de um dos integrantes do grupo, a criação da CPI da Braskem no Senado pressiona a companhia a buscar um entendimento com o Estado e as vítimas.
Em seu perfil no Instagram, Paulo Dantas informa que o um grupo é de assessoramento. Ele próprio fará parque vai buscar colocar o governo na em linha de diálogo e de entendimento com a companhia, mas defendendo como diz, “o lado do povo, o lado das vítimas”.
A criação do grupo faz parte de um alinhamento entre o governador Paulo Dantas e o senador Renan Calheiros. Tudo articuladi a quatro maos.
Renan conseguiu “retardar” a venda da Braskem. O senador se tornou num dos mais duros críticos da atuação da companhia no processo de indenização das vítimas e da negociação de um acordo com o Estado.
“Junto ao senador Renan Calheiros, nosso Governo está elaborando um grupo de trabalho para assessorar o Estado e as vítimas do caso Braskem durante a renegociação das dívidas.
Estamos do lado do povo, das vítimas que tanto estão sofrendo desde o início do afundamento dos bairros. Juntos, vamos lutar pela dignidade das famílias afetadas e buscar soluções para minimizar o sofrimento de todos.”, disse o governador no Instagram.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior