Desde que assumiu seu mandato na Assembleia Legislativa o deputado Delegado Leonam (União Brasil) vem se destacando na luta pela proteção animal. Dezenas de proposições já foram aprovadas na Casa e outras ainda estão em tramitação no Parlamento. Dando continuidade a este trabalho, o deputado levou o prefeito de Maceió, JHC a cidade de Osasco (SP), para conhecer de perto como funciona o hospital público veterinário daquela cidade. Na ocasião eles foram recebidos pelo prefeito da cidade, Rogério Lins que mostrou todo o funcionamento daquela unidade hospitalar. Osasco é referência no cuidado e atendimento veterinário, contando com dois Hospitais Veterinários Públicos.
O Delegado Leonam explicou que o hospital veterinário tem como principal objetivo garantir o atendimento médico veterinário e demais procedimentos indispensáveis à saúde animal, atendendo gratuitamente animais de famílias que comprovem baixa renda. “Na ocasião, foi possível notar a satisfação do povo em ter a oportunidade de ter tratamentos médicos veterinários de maneira gratuita para seus animais. Com uma média de 60.000 atendimentos anuais, que abrangem castrações, procedimentos cirúrgicos simples, procedimentos cirúrgicos complexos, internamentos, entre outros serviços, o hospital público veterinário de Osasco é referência para todo o país, além de ser um dos pioneiros”, disse.
O parlamentar lembra que já teve uma indicação de sua autoria aprovada na Assembleia Legislativa que versa sobre o assunto. Nela, ele pede ao Governo do Estado, à Secretaria da Saúde, à Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas, à Universidade Estadual de Alagoas e ao Conselho Regional de Medicina Veterinária de Alagoas a criação do curso Medicina Veterinária, bem como a construção de Hospital Veterinário. “Isso vai permitir que alunos de medicina veterinária possam realizar estágio supervisionado na unidade”, destacou.
O parlamentar explicou que a ideia deste hospital público em Maceió é garantir o atendimento veterinário, e demais procedimentos indispensáveis para a saúde dos animais de forma universal aos alagoanos. “A falta de um hospital público voltado aos pets tem sido uma necessidade crescente. Tenho a convicção que a criação do hospital veterinário trará ótimos resultados sociais”, disse.
Por fim o deputado lembrou que além do bem-estar dos pets, um hospital veterinário irá minimizar a transmissão de doenças entre animais e humanos, bem como as questões de zoonoses. “Trata-se de uma questão de saúde pública. Sabemos que os animais da população de baixa renda, quando doentes, quase sempre agonizam sem tratamento ou são abandonados em clínicas e consultórios de veterinários”, concluiu o Delegado Leonam.