Em entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta quarta-feira (13), o Governo do Estado apresentou os dados relativos à Segurança Pública de Alagoas do mês de agosto deste ano.
O delegado José Carlos explicou que, em 2023, foram registrados 56 homicídios no estado. “É o melhor da série histórica”, avaliou, comentando que, em comparação ao mesmo período de 2022, a redução foi de quase 20%.
Em julho deste ano, o Estado havia registrado 77 mortes violentas intencionais. Neste mês, os dados mostram que houve uma queda de aproximadamente 27% nos casos.
Já no número de homicídios, Maceió manteve o mesmo número do ano anterior: foram 22 homicídios em agosto nos dois anos. Em Arapiraca, foram dois homicídios no mês, o que representa uma redução de 60% em relação aos casos do mesmo período de 2022.
Ainda de acordo com o delegado, houve uma queda no número de feminicídios em todo o Estado. No último mês, não foi registrado nenhum caso do crime em Alagoas. De janeiro a agosto, foram 15 registros; no mesmo período de 2022, foram 19 casos, o que configura uma redução de 21%.
Roubos
Os dados de roubos a transeuntes, de motos e de veículos de passeio tiveram um aumento no mês de agosto, porém José Carlos reforçou que a Segurança Pública estadual está trabalhando para coibir estes casos e trabalhar para reverter a situação.
Cumprimento de mandados
No mês de agosto, 59 mandados de prisões foram cumpridos pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), em determinação do secretário Flávio Saraiva. Destes, mais da metade foram acusados de homicídio, informou o delegado.
Ainda na apresentação, representantes da SSP compartilharam que Alagoas é o estado brasileiro com maior qualidade dos registros estatísticos, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Abordando os dados da Segurança Pública alagoana, o governador Paulo Dantas comemorou que, no ranking das cidades mais violentas do país, não há nenhum município do estado.
Fonte – Cada Minuto