Uma pesquisa recente, intitulada “A Cara da Democracia,” realizada pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT) entre 22 e 29 de agosto, trouxe uma reviravolta no cenário político brasileiro. O estudo indica que o senador Sergio Moro (União-PR) agora está no páreo para suceder Jair Bolsonaro, com 12% de preferência, ao lado de outros candidatos como Tarcísio de Freitas e Michelle Bolsonaro.
Tarcísio lidera com 17% das intenções, seguido por Moro (12%), Michelle (11%), e Romeu Zema (6%). No entanto, a ordem de preferência varia consideravelmente entre os que “gostam muito” de Bolsonaro, com 29% indicando Tarcísio e 28% apontando Michelle, enquanto Moro aparece com 13%. Entre os que gostam “mais ou menos” do presidente, Tarcísio mantém a liderança com 25%, seguido por Moro (18%) e Michelle (13%).
A pesquisa também revela que o número de brasileiros que se identificam como de direita é o dobro daqueles que se consideram de esquerda. Em relação a pautas específicas, 79% se opõem à legalização do aborto e 79% rejeitam a descriminalização do uso de drogas. Fernando Haddad, indicado como o possível sucessor de Lula no PT, ainda não se posicionou bem na perspectiva da sucessão, com apenas 14% dos eleitores afirmando gostar muito dele, enquanto 48% têm uma opinião desfavorável em relação a Haddad.
A pesquisa, que entrevistou 2.558 pessoas em 167 cidades de todo o Brasil, revela importantes insights sobre o cenário político e as preferências dos eleitores à medida que as eleições se aproximam. O índice de confiança da pesquisa é de 95%.
Fonte – Agora Alagoas