A Prefeitura de Maceió confirmou que a demolição da barraca ocorrerá na próxima sexta-feira, 25, de agosto. Como parte do acordo negociado entre os proprietários e as autoridades municipais, a área já se encontra interditada desde agora, cercada por tapumes para evitar ocupações irregulares e garantir a segurança.
O acordo estipula que os proprietários têm até a próxima quinta-feira para retirar seus pertences da barraca. A medida visa a organização e o cuidado com os bens que pertencem ao estabelecimento. A antecipação da demolição surpreendeu os proprietários na manhã desta terça-feira, 22, quando equipes chegaram para executar os serviços.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Maceió, por meio de estudo técnico elaborado por engenheiros especializados, determinou a urgente remoção da barraca Carlitos. O estudo destacou o avanço do mar na área onde o estabelecimento está localizado, inclusive afetando parte dos muros de contenção da orla. O relatório técnico apontou um sério risco de desabamento, colocando em perigo as vidas tanto dos funcionários do restaurante quanto dos frequentadores.
A medida não apenas se baseia nas análises técnicas da Defesa Civil, mas também é respaldada por uma decisão judicial. O Ministério Público Federal ajuizou uma ação perante a 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (Justiça Federal), que determinou a demolição da barraca e a recuperação do trecho da orla afetado.
“Além dos riscos apontados pela Defesa Civil, há também uma determinação de demolição da referida barraca, em uma ação ajuizada pelo Ministério Público Federal, perante a 13ª Vara Federal da Seção Judiciária de Alagoas (Justiça Federal), na qual a sentença determina a retirada de edificação e a recuperação do trecho da orla”, destacou nota encaminhada à imprensa.
Fonte – Extra