Conscientizar crianças e adolescentes acerca da cidadania e dos direitos dos consumidores. Com este objetivo o senador Rodrigo Cunha (Podemos) participou do lançamento do livro “CDC – Código de Defesa do Consumidor em Miúdos”, obra voltada ao público infanto-juvenil produzida pelo Senado Federal em parceria com a Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) e com a Câmara Municipal de Pouso Alegre (MG). O lançamento ocorreu no stand exclusivo do Senado na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas na tarde de sábado (12).
“O Código de Defesa do Consumidor em Miúdos é o CDC ilustrado, com uma linguagem educativa e feito, especialmente, para as crianças e adolescentes com o propósito de fomentar a leitura, o pensamento crítico e a consciência social desde a infância. A criançada compareceu em peso e se dedicou à leitura. Precisamos incentivar o hábito de ler e ensinar o público infanto-juvenil de que há regras claras e direitos da sociedade, para todos, nas relações e consumo. Desta forma estaremos formando cidadãos cada vez mais conscientes de seus deveres e de seus direitos” disse Rodrigo Cunha.
Utilizando-se de linguagem educativa, essa versão em quadrinhos do CDC aborda importantes questões como direitos dos consumidores, relações de consumo, órgãos de proteção ao consumidor, notas fiscais, pirataria, consumismo e muitas outras. Os personagens do livro formam a chamada Turminha do Colégio Educação, que explica o tema de forma lúdica e divertida. Os textos foram redigidos pela escritora Madu Macedo e os desenhos são de Filipe Modesto, servidor da Secretaria de Editoração e Publicações do Senado Federal.
No stand do Senado, Rodrigo Cunha também disponibilizou gratuitamente exemplares do Vade Mecum, livro que reúne as principais leis do país. A entrega dos livros será gratuita durante a Bienal, enquanto durar o quantitativo disponibilizado de forma gratuita pelo senador. “Esta entrega sem custos tem como foco os estudantes de direito e os ‘concurseiros’. São alguns exemplares que estamos ofertando sem custos. É só passar no stand e pegar o seu. O estoque é limitado, mas acreditamos que os livros beneficiarão centenas de leitores”, concluiu Rodrigo Cunha.
Fonte – Cada Minuto