Durante uma entrevista para o programa Roda Viva, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), deixou claro que a questão sobre sua sucessão não é uma questão aberta ainda. Questionado, ele afirmou que quem tentar qualquer movimento neste sentido, irá “arrumar um problema” com ele, pois ainda há um ano e meio de mandato pela frente.
“A sucessão não está aberta. Quem botar a unha de fora vai arrumar um problema comigo, porque eu nunca fiz com ninguém. Não é justo. Ainda temos um ano e seis meses para o fim do mandato de presidente da Câmara, nós vamos exercer. Agora, o que o nosso grupo tem de diferente é muito diálogo, muita conversa, muita parceria, muita amizade. Conversas francas, muitas vezes não agradáveis, mas necessárias”, disse o parlamentar.
Ao destacar as características de conversa e diálogo que seu grupo tem à frente da Câmara, ele afirmou que isso garantirá para a Casa que seu sucessor ou sucessora terá tranquilidade para ditar os caminhos parlamentares a serem seguidos. Além disso, garantiu que o próximo presidente da Câmara será de Centro, como ele próprio.
“Esse diálogo sempre permanente é o que vai nos dar a certeza de que essa hegemonia de um candidato a presidente que consiga reunir tudo que a gente consegue, mas da maneira dele, a presidência vai ser dele ou dela, de quem for indicado é quem vai dar o tom de como a Câmara vai ponderar e a Câmara vai pelo caminho do meio, não tenho dúvidas disso. Essa discussão, eu penso, que vai realmente esquentar a partir de julho, agosto do ano que vem. Até lá, as pautas não passarão por isso”