Ex-governador de Alagoas por dois mandatos consecutivos, o senador Renan Filho (MDB), foi considerado o segundo melhor ministro do governo Lula (PT), entre os líderes do Legislativo mais influentes, segundo pesquisa do portal Congresso em Foco, realizada na semana passada.
No levantamento, Renan (Transportes) recebeu 15 avaliações positivas e três negativas: saldo de 12 pontos. Entre todos os ministros, o alagoano só ficou atrás do atual Ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
“O diálogo fortalece a democracia e une as pessoas. O Ministério dos Transportes está aberto para conversar, ouvir e buscar soluções coletivas para o desenvolvimento do país. Agradeço a avaliação positiva realizada junto aos principais líderes do Legislativo federal”, disse Renan.
Apesar da forte liderança na política nacional e local, o ministro Renan Filho tem se mantido discreto na atuação em Alagoas. Ele conversa sempre com o governador Paulo Dantas (MDB) seu sucessor, a quem dá conselhos, quando necessário.
“Estou sempre em contato com o Paulo Dantas. Conversamos muito. Sempre que ele precisa de algum conselho, estou à disposição, ajudando como posso”, pondera.
Filho, apesar de frequentemente vir a Alagoas, evita aparições públicas na maioria das vezes. Ser discreto, neste caso, é proposital. O ex-governador acredita que é melhor assim, para que Paulo Dantas se firme cada vez mais como governador de Alagoas.
“O Paulo Dantas tem ido muito bem, tem conseguido realizar um grande governo, entregando obras praticamente todos os dias, mantendo as contas organizadas e os pagamentos em dia. Ele sempre foi um aliado, um amigo, e continua mantendo essas características no governo. Seu desempenho, no entanto, supera as expectativas, ajuda não só manter o trabalho que iniciamos, mas também avança em áreas importantes, especialmente no campo social, que é sem dúvidas sua maior característica”, avalia Renan Filho.
Segundo melhor
O segundo ministro do governo Lula mais bem avaliado pelos parlamentares do Congresso Nacional é Renan Filho, dos Transportes. O dado foi captado pelo Painel do Poder, pesquisa feita pelo Congresso em Foco Análise com os principais líderes do Legislativo federal.
Painel do Poder é a única pesquisa no Brasil a ouvir exclusivamente os líderes políticos mais influentes no Congresso Nacional para aferir as tendências predominantes na Câmara e no Senado quanto ao relacionamento com o governo federal e às políticas públicas.
Feita no formato de painel, a pesquisa permite a tomadores de decisões antecipar cenários e fazer prognósticos. A cada três meses, são ouvidos cerca de 70 congressistas que consideramos ter maior influência no Legislativo.
Fonte – Jornal de Alagoas