O deputado federal Daniel Barbosa (PP) participou, nesta segunda-feira (31), da cerimônia de sanção da lei que institui o Programa Escola em Tempo Integral no Brasil. Durante o evento, o parlamentar relembrou o pioneirismo da cidade de Arapiraca, Capital do Agreste alagoano, na implantação do sistema educacional em 2007, durante a primeira gestão do prefeito Luciano Barbosa.
“Tenho orgulho de dizer que Arapiraca foi uma das primeiras cidades no Brasil a implantar a educação em tempo integral nas escolas públicas municipais, graças ao trabalho do prefeito Luciano Barbosa. Como secretário de estado da Educação, ele também levou o sistema para o Ensino Médio, que foi aplicado pela primeira vez nas escolas estaduais, transformando mais de 60 instituições, o que elevou os índices de educação em todo o estado durante seu mandato”, disse o parlamentar.
A implantação do modelo de ensino nas escolas de Arapiraca proporcionou ao município resultados positivos junto ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), tornando a Capital do Agreste uma referência no ensino em tempo integral.
Agora, o programa nacional visa ampliar em 1 milhão o número de matrículas na modalidade nas escolas de educação básica de todo o Brasil já nos anos de 2023 e 2024. Um investimento de R$4 bilhões vai permitir que estados, municípios e o Distrito Federal possam expandir a oferta de jornada em tempo integral em suas redes.