O senador Renan Calheiros (MDB) é um dos parlamentares que mais recebeu recursos liberados pelo governo do presidente Lula (PT) entre 1º de janeiro e 25 de julho de 2023, em relação às emendas apresentadas ao orçamento federal deste ano.
Renan, que teve um papel crucial na vitória de Lula em Alagoas, mesmo com o fortalecimento de Jair Bolsonaro (PL), concorrente à reeleição no ano passado, foi autorizado a receber um montante de R$ 25,6 milhões.
Outro congressista que teve emendas liberadas foi Pedro Vilela (PSDB), apesar de não mais exercer o mandato de deputado federal. O governo federal liberou R$ 30,6 milhões para ele no mesmo período de 1º de janeiro a 25 de julho de 2023.
Vilela sempre foi oposição ao PT, mas atualmente ocupa o cargo de diretor-presidente da Maceió Investe, uma autarquia criada pelo prefeito JHC (PL). JHC e Pedro Vilela foram aliados nas eleições de 2020 e mantêm essa aliança para o pleito do próximo ano.
Essas informações sobre a liberação de emendas, tanto para Renan Calheiros quanto para Pedro Vilela, são provenientes do portal Poder360, com fonte do Siga Brasil.