De acordo com uma avaliação realizada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), encomendado pela Folha e divulgada neste domingo (16), Alagoas pode perder uma vaga na Câmara dos Deputados nas eleições de 2026.
A possibilidade surge em meio a um processo de redistribuição das cadeiras na Câmara, de acordo com a Constituição Federal, que leva em consideração a população de cada estado. Com a perda, o estado alagoano passa de nove para oito representantes.
Além de Alagoas, outros estados também correm o risco de perder representatividade na Câmara dos Deputados. Por outro lado, o estudo aponta que outros seriam beneficiados com o aumento de vagas como Santa Catarina, Pará, Amazonas, Minas Gerais, o Ceará, Goiás e Mato Grosso.
Vale lembrar que a Constituição estabelece que as bancadas dos estados sejam proporcionais à população. No entanto, a legislação também assegura que nenhum estado tenha menos de oito ou mais de 70 deputados.
A redistribuição das cadeiras na Câmara dos Deputados ocorre por meio de uma Lei Complementar aprovada em dezembro de 1993.
Fonte – Extra