O prefeito de União dos Palmares decretou situação de emergência, neste sábado (8/7), devido às fortes chuvas que atingiram a região. A estimativa é de que até 2 mil famílias sejam desalojadas.
De acordo com o Decreto Municipal Nº 021/2023, os todos os órgãos municipais estão convocados para atuarem nas ações de respostas do desastre juntamente à Defesa Civil. Também fica autorizada a convocação de voluntários para o reforço das ações de reabilitação do cenário municipal. O decreto ainda prevê autonomia às autoridades administrativas para a prestação de socorro em propriedade particular se oferecerem perigo público, como também a compra de bens necessários para o enfrentamento do desastre.
Como medida de resposta, equipes das Secretárias de Educação e Saúde já foram mobilizadas para atender as demandas de cuidados com atenção básica, alimentação e acolhimento nos abrigos. A logística de distribuição de doações, levantamento social e cadastro de desabrigados ficou a cargo da equipe técnica da Secretaria de Assistência Social.
“Vamos fazer todo o possível para trazer segurança para todas as famílias atingidas nesse desastre. A gestão vai atuar de forma emergencial para realizarmos uma resposta rápida ainda nesse primeiro momento”, disse o prefeito do município, Areski de Freitas, que ressaltou também a importância da sociedade civil na arrecadação de mantimentos para os desabrigados.
Doações de roupas, lençóis, alimentos e medicamentos podem ser levadas diretamente às escolas municipais que estão servindo como abrigo neste momento: Escola Municipal Jairo Correia Viana, no Centro; Escola Municipal Salomé da Rocha Barros, no bairro Roberto Correia; Escola Municipal Laura Pereira, na Cohab; Escola Municipal Joaquim Gomes; na Várzea Grande; e Escola Municipal Edvar de Souza; no Conj. Padre Donald.