Assim como diversos municípios de Alagoas, São José da Laje recebeu forte chuvas nas últimas 48 horas, aumentando significativamente o nível do rio Canhoto, o que colocou a cidade em alerta, iniciando assim os trabalhos de prevenção da Defesa Civil Municipal.
Após o recebimento de dados da Central de Monitoramento da Defesa Civil estadual, a prefeita Angela Vanessa reuniu secretários, Defesa Civil e Bombeiros Civis para iniciar o plano de contingência no tocante à prevenção, de imediato um abrigo foi disponibilizado para os moradores de áreas ribeirinhas, veículos públicos ficaram a disposição dos moradores para retirar seus pertences caso fosse necessário.
Abastecimento de Água
Devido a elevação do nível do rio, tubulação que fornece água para os reservatórios do SAAE e na Estação de Capacitação da Inhumas foi destruída , interrompendo assim o abastecimento de água em toda cidade, equipes do SAAE já iniciaram os reparos para restabelecer o quanto antes o abastecimento na cidade.
Em São José da Laje o rio Canhoto por pouco não atingiu a cota de transbordamento, o nível do rio começou a baixar no início da madrugada deste sábado.
Áreas Rurais
A região do Vale do Caruru que atende diversas localidades rurais recebeu já no início da tarde desta sexta-feira (07), as equipes da Defesa Civil, para iniciar o monitoramento da situação na região, na manhã deste sábado (08), equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura iniciaram os trabalhos para liberar o acesso das localidades.
Atuação imediata
A prefeita Angela Vanessa que acompanhou os trabalhos da Defesa Civil durante toda a madrugada destacou a importância das ações rápidas por parte do município. “ Estávamos acompanhado o dados enviados pela Central de Monitoramento do estado e em contato com Coordenadores da Defesa Civil de diversas cidades de Pernambuco, e quando percebemos que o nível do nosso rio poderia ultrapassar o limite e assim transbordar, de imediato convoquei todos os secretários, Defesa Civil e montamos uma força-tarefa para auxiliar todos os moradores das áreas ribeirinhas, disponibilizamos um abrigo, veículos, fomos de rua em rua conversar com os moradores e ajudar no que fosse necessário, durante toda madrugada não paramos até que o nível do rio baixasse. E já nas primeiras horas deste sábado iniciamos os trabalhos para reestabelecer o abastecimento de água na cidade e liberar as estradas vicinais que foram afetadas com as chuvas. Não vamos parar até que tudo se resolva” Destacou a Prefeita Angela Vanessa.