Além do deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil/AL), outro representante alagoano a votar contra a aprovação da PEC da reforma tributária, de interesse do governo Lula (PT), foi o também deputado federal Delegado Fabio Costa (PP).
Por sua assessoria, ele explica que “após ouvir técnicos ligados a setores econômicos e especialistas em Direito Tributário, não foi convencido de que as mudanças sugeridas seriam benéficas ao País. Por esta e outras razões, decidiu votar contra a matéria.”
O parlamentar alega ainda que o relatório com várias alterações na proposta inicial chegou de última hora:
“Não houve tempo para que o texto final da PEC da Reforma Tributária fosse amplamente debatido no Parlamento, não me convenci de que esse texto pudesse ser benéfico ao Brasil, aos estados do Nordeste e, sobretudo, ao meu estado de Alagoas. Então, o meu voto, de maneira muito consciente, tranquila e equilibrada, foi não. Seguirei firme com os meus princípios e pelo bem de Alagoas”.
Para Fábio Costa, a matéria tem reflexo grande na economia brasileira e deveria ser melhor avaliada pela Câmara:
“Muitos deputados nem sabiam o que estava sendo votado. Várias alterações foram feitas no mesmo dia da votação, além da falta de clareza sobre o rateio do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional.”
Da bancada de Alagoas na Câmara dos Deputados foram a favor da PEC a reforma tributária os deputados federais Arthur Lira, Marx Beltrão, Isnaldo Bulhões, Luciano Amaral, Daniel Barbosa, Paulão e Rafael Brito.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros