O jornalista Tales Faria, do portal “UOL”, entende que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), vai utilizar as votações das pautas econômicas desta semana no Congresso para recuperar sua imagem, afetada por investigações da Polícia Federal sobre os kits de robótica, através de assessores seus.
Disse Tales:
“Para melhorar a imagem dele, Lira quer ver se vota, além do arcabouço, o Fundeb e o Fundo do Distrito Federal. Outra questão é votar o Programa de Aquisição de Alimentos. Ele também disse que a reforma tributária ‘não passa de sexta-feira’. Se ele conseguir, dará um bom lustre na imagem dele, mas creio não ser o suficiente. O problema que ele tem é de maior monta.”
Segundo Tales Farias, Lira tenta obter o apoio do mercado financeiro para recuperar seu prestígio e ganhar um escudo contra as investigações.
O governo Lula entende a importância de Arthur Lira, pela liderança que ele exerce na Câmara dos Deputados (tem sido elogiado até por parlamentares do PT), e não pretende entrar em confronto com ele.
Até porque na votação de questões vinculadas à reforma tributárias, ao longo desta semana, essa liderança de Lira é muito importante para a aprovação das matérias, todas de interesse fundamental para o Palácio do Planalto.
Com a posição de alguns governadores contrária à reforma tributária, podendo influenciar suas respectivas bancadas no Congresso, aumenta a responsabilidade de Arthur Lira para cumprir o compromisso de aprovar as matérias até sexta-feira próxima.
Esses dias são, portanto, decisivos para o parlamentar alagoano demonstrar sua liderança, manifestada com a excelente votação que garantiu sua reeleição na presidência da Câmara.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros