Nesta quarta-feira, a vereadora Teca Nelma participou da sessão ordinária na Câmara Municipal e cobrou a inclusão em pauta do projeto de lei que proíbe a venda de fogos com estampido em Maceió. “Tem mais de um ano que eu protocolei esse PL. Uma lei que visa melhorar a vida e a saúde de pessoas com deficiência, pessoas idosas, com autismo e dos animais. Essa Casa está com medo e correndo de assumir suas responsabilidades de lutar pelo povo”, desabafou a vereadora.
O projeto foi protocolado ainda em junho de 2022. A matéria seguiu todos os trâmites burocráticos da Casa Legislativa e, desde então, aguarda ser incluída na pauta de discussão para ser apreciada por todos os vereadores. Segundo o PL, ficam proibidos em Maceió “a fabricação, o comércio, o transporte, o manuseio e o uso de fogos de artifício de estampido e de outro qualquer artefato pirotécnico que produza estampidos”.
Durante a sessão, a vereadora relembrou o recente caso de fuga dos cavalos da Guarda Municipal devido o barulho dos fogos e o relato do pai atípico Cristiano, que denunciou o sofrimento do seu filho autista durante o período eleitoral de 2022.
“O São João mais uma vez demonstrou o transtorno que os fogos com estampidos causam. Tem um ano que nós estamos aqui gritando e pedindo que o direito dessas pessoas seja respeitado. Eu não tenho mais argumentos que pedir que o regimento da Casa seja seguido”, apelou a vereadora.