A situação legal de Jair Bolsonaro, Donald Trump e Boris Johnson mostra um padrão que também ocorre na esquerda, diz Crusoé.
“O ministro Benedito Gonçalves, do TSE, apresentou seu voto como relator nesta quinta (22) pela inelegibilidade de Jair Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido de meios de comunicação. O julgamento será retomado na próxima terça-feira (27). Se for condenado, Bolsonaro estará fora das eleições presidenciais de 2026 e das municipais de 2024 e 2028. O julgamento envolve a reunião com embaixadores no Planalto em julho do ano passado, na qual o então presidente atacou o sistema eleitoral sem apresentar provas e forçou a EBC a transmitir o vexame.”
“Ainda que a inelegibilidade seja vista como o resultado mais provável considerando o clima em Brasília, advogados como André Marsiglia, em artigo nesta edição de Crusoé, acreditam que a pena é exagerada. Seja como for, a decisão sobre a sina de Bolsonaro ocorre quase ao mesmo tempo em que o americano Donald Trump e o britânico Boris Johnson enfrentam problemas com a Justiça após deixarem seus cargos.”
Fonte – O Antagonista