Uma prática bastante usual de marketing é o político reagir com divulgação de notícias positivas em seu favor quando se vê alvo de informações que lhe são desfavoráveis.
Isso se dá, principalmente, quando o interessado ocupa cargo de relevância e, por conta disso, adversários costumam lhe atingir através de referências a fatos desagradáveis.
Muitas vezes é um trabalho nos bastidores, em que o personagem que visa desgastar a imagem de alguém utiliza dos meios de que dispõe, inclusive municiando veículos de comunicação, para alcançar seu objetivo
É o que está acontecendo, no momento, com Arthur Lira (PP/AL), presidente da Câmara dos Deputados.
Desde que assumiu o cargo, Lira ganhou um protagonismo elevado na política brasileira, quando foi aliado de Jair Bolsonaro durante a gestão do ex-presidente e na campanha de reeleição, em 2022.
Esse protagonismo aumentou bastante quando, para ser reeleito à presidência da Câmara, no início deste ano, o deputado alagoano contou com a parceria do governo Lula (PT), tendo o apoio de parlamentares da base governista.
A partir de então, adquiriu status de “primeiro ministro”, compartilhando com o Presidente da República a influência junto ao Congresso Nacional.
Da semana passada para cá, Arthur Lira passou a divulgar nas redes sociais, com ênfase ao trabalho da sua assessoria de comunicação, ações que tem realizado em Alagoas.
E ressalta sua participação em ações para a construção de habitações populares e na área de saúde, enfatizando, também, ter sido o parlamentar que mais conseguiu recursos para Arapiraca, segundo maior colégio eleitoral do Estado.
Se a estratégia de marketing político vai funcionar desta vez somente o tempo – e as próximas eleições – poderão dizer.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros