No dia 9 de junho deste ano, a obra da duplicação da BR 101 completou 13 anos de iniciada. O presidente Lula, que deu a ordem de serviço em 2010, no seu segundo mandato, agora tem a oportunidade de concluir a maior obra que ele começou em AL.
Desde então, foram três presidentes (Dilma, Temer e Bolsonaro), vários ministros – incluindo dois alagoanos (Maurício Quintella, no governo Temer e o atual, Renan Filho).
Agora o ministro dos Transportes é outro alagoano. Renan Filho promete acelerar a obra – o que não foi feito segundo ele nos governos anteriores.
“Nossa expectativa é resolver os problemas pendentes nos trechos que faltam para deixar a BR-101 100% finalizada em Alagoas. O presidente Lula me pediu que nós finalizássemos a BR-101 em todo o Nordeste, que foi uma obra que ele começou lá atrás e que andou muito lentamente nos últimos anos, devido aos baixos investimentos de gestões anteriores”, afirmou o ministro dos Transportes.
A declaração de Renan Filho foi dada durante a inauguração de mais um pequeno trecho duplicação (2km) da rodovia liberado em São Miguel dos Campos – o mesmo local onde o presidente Lula autorizou o começo da maior obra do seu governo em Alagoas, há 13 anos.Apesar da celeridade prometida, a duplicação da BR 101 não será concluída antes do final de 2024, de acordo com estimativas do Ministério dos Transportes.
Filho conseguiu, é verdade, importantes avanços, o mais significativo foi um acordo com indígenas para destravar a obra em alguns trechos, além de ordenar licitações para concluir trechos que foram “abandonados” nas gestões anteriores.
Mas afinal, quantos quilômetros faltam para concluir a duplicação da BR 101 em AL?Quem responde a questão é secretário Executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro. Ele vai além de Alagoas, literalmente. E dá dados sobre a obra no Nordeste.
Veja o que diz Santoro:
Em Alagoas faltam 19 km para concluir a duplicação. São 10 no trecho indígena, 7 na travessia de Junqueiro e 2 na divisa com Sergipe (Porto Real do Colégio).
O corredor nordeste da duplicação vai de Natal até Feira de Santana. Esses são os pontos que faltam.
Em Sergipe faltam 55 km para concluir a duplicação. São 7 entre Laranjeiras e Japaratuba e 48 entre Estância e a divisa com a Bahia.
Na Bahia faltam cerca de 86 km que estão em vários segmentos picados entre a divisa com Sergipe e Feira de Santana.
Para completar (todos os trechos) os investimentos ficam em torno de R$ 1,6 bilhão.
Fonte – Jornal de Alagoas