O projeto de lei de autoria do deputado Delegado Leonam (União Brasil) que instaura o programa Banco de Alimentos no Estado de Alagoas, foi aprovado pela Assembleia Legislativa por unanimidade, na última quinta-feira (15). O PL visa fortalecer e fundir bancos de alimentos públicos e privados para ajudar a reduzir o desperdício de alimentos e proteger o direito humano à alimentação adequada.
Na proposta, é enfatizado pelo deputado Leonam que o Estado tem o dever de fornecer alimentação digna aos cidadãos e, portanto, as autoridades públicas são obrigadas a fornecer e implementar doações e políticas públicas para a segurança alimentar e nutricional da população.
“Aliás, o contexto de Alagoas é bastante crítico, quando ainda em 2022 Alagoas alcança a maior taxa de insegurança alimentar, tendo 36,7% das famílias em circunstância de fome”, informa o deputado, tendo em vista a situação de forma mais grave em razão da enorme quantidade de desperdício de alimentos por parte de estabelecimentos comerciais.
Fonte – Agora Alagoas