Até agora, a praticamente um ano da definição das candidaturas, o prefeito João Henrique Caldas (PL) mantém a dianteira na busca para permanecer, a partir do próximo ano, por mais um mandato à frente dos destinos de Maceió.
Como JHC não tem como negar suas pretensões futuras, sendo reeleito em 2024 deve concorrer, em 2026, a governador ou a uma das duas vagas de senador a serem disputadas – as hoje ocupadas por Renan Calheiros e Rodrigo Cunha.
O que aumenta a curiosidade para saber quem será o vice da sua chapa no próximo ano, pela certeza de que o escolhido será o titular da prefeitura nos dois últimos anos do futuro mandato de JHC, com o seu obrigatório afastamento para concorrer a um cargo majoritário.
Hoje os aparentemente mais cotados são o senador Rodrigo Cunha, o presidente da Câmara de Vereadores, Galba Netto, e Jó Pereira, atual secretária de Educação de Maceió.
Os predicados de cada um desses: Rodrigo Cunha, pela possibilidade de Eudócia Caldas, sua suplente e mãe do prefeito, ser efetivada senadora por dois anos; Galba Netto, pela fidelidade que tem demonstrado a JHC, além da liderança demonstrada sobre os seus colegas vereadores; Jó Pereira, pelo excelente desempenho que teve nos dois mandatos de deputada estadual e o respaldo do primo Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados.
Sabe-se que a política é dinâmica e que muita coisa pode acontecer até a confirmação das candidaturas, mas no momento os mais cotados para a cobiçada vaga de vice de JHC são os três personagens acima citados.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros