A política no interior de Alagoas tem sempre uma relação de proximidade, normalmente familiar. Filhos, pais, irmãos, primos, cônjuges são muitas vezes “convocados” para assumir posições no Executivo ou Legislativo.
Exemplos? Temos de sobra. Os Pereira: três irmãos (Joãozinho, Fernando, Pauline) foram prefeitos de três cidades vizinhas entre o sul e agreste de Alagoas. Os Cavalcante, Fernando e Fernanda, são prefeitos em cidades vizinhas na região norte.
Disputar o comando de cidade próxima a partir da influência política em uma prefeitura faz parte da estratégia de alguns líderes políticos. E assim o fez Renato Filho, prefeito de Pilar.
A partir de sua atuação na cidade, com uma das maiores aprovações do Estado, Renato ajudou a eleger a mãe, Fátima Canuto, para a Assembleia Legislativa em 2018 (reeleita em 2022) e a sua esposa, Ceci Rocha, para a prefeitura de Atalaia (2020) – cidade vizinha.
Antes de virar prefeita, Ceci foi secretária de Estado na gestão Renan Filho. Ela foi para a campanha com toda a estrutura dada pelo grupo de Renato, que conseguiu o esperado: ampliar sua influência política e territorial.
Renato só não contava com o inesperado. Agora, Ceci virou ex-esposa e os dois podem estar (provavelmente estarão) em palanques separados no próximo ano.
Sim, Renato confirmou que está divorciado de Ceci no Podcast “Política Sem Off”, do jornalista Wadson Régis. A gravação foi feita nesta quinta-feira (15/6) e será “liberada” nas próximas horas.
Na conversa que com o jornalista, Renato revela que deverá apoiar outro candidato em Atalaia no próximo ano. O nome será provavelmente o de seu pai, o médico Renato Rezende – muito respeitado na região e, ironia da história, era na família o mais próximo da ex-nora.
A “bomba” que vai ser revelada no “Política Sem Off” já era, de certa forma, conhecida por pessoas mais próximas do ex-casal. Os dois, revela um amigo da família, estavam separados de fato desde o final de 2022 e decidiram este ano “consumar” o divórcio – agora publicamente.
A eleição em Atalaia, se não houver mudança de cenário, promete ser dura. Provavelmente uma das disputas mais duras entre todos os municípios de Alagoas. Mas essa é outra história.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior