[banner id=”48785″]
Um dos cargos políticos mais cobiçados em Alagoas no momento é o de vice-prefeito de Maceió, vago desde que Ronaldo Lessa (PDT) renunciou, em 2022, para ser o vice do governador Paulo Dantas (MDB), até por um atrativo especial: sendo reeleito, o prefeito JHC (PL) deve renunciar, em 2026, e o vice ser efetivado titular.
Sem ter um vice desde a saída de Lessa, quando precisa se afastar do cargo de forma oficial o prefeito recorre à convocação do presidente da Câmara Municipal, Galba Novaes Neto (MDB).
O fato de o seu substituto legal ser do MDB, principal partido de oposição à sua gestão, não afeta JHC: Galba Neto tem sido um fiel aliado, apesar das divergências de partido.
Aliás, apesar de ainda jovem e de estar apenas no seu segundo mandato, o presidente da Câmara de Vereadores tem se revelado uma surpresa no relacionamento com os demais integrantes do legislativo, ganhando forte musculatura política.
[banner id=”48582″]
Consequência, certamente, da herança adquirida de dois membros da família, ambos homônimos seus: seu avô, Galba Novaes de Castro, e seu pai, Galba Novaes de Castro Júnior, que também presidiram a Câmara Municipal de Maceió.
A confiança firmada no relacionamento com o prefeito JHC e seu bom trânsito com os colegas de bancada podem fazer de Galba Neto o pretendido para vice da chapa governista na eleição municipal do próximo ano.
Sendo escolhido colega de chapa de JHC para sua campanha de reeleição, Galba Neto estará habilitado a assumir o comando da Prefeitura de Maceió em 2026, quando o atual prefeito deve renunciar para concorrer ao governo ou ao Senado.
Fonte – Blog do Flavio Gomes de Barros
[banner id=”48911″]