O Brasil retomará sua capacidade de expressão ouvindo as necessidades da população e as considerando na construção das políticas públicas, avaliou o ministro dos Transportes, Renan Filho, nesta sexta-feira (12). A explanação ocorreu durante a plenária estadual do Plano Plurianual Participativo (PPA Participativo), em Maceió (AL), segundo de uma série de encontros promovidos pelo Governo Federal entre cidadãos e autoridades para discutir e definir as prioridades de cada região.
Lançado em abril pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, o PPA Participativo retoma o diálogo com os brasileiros na elaboração do documento que guiará os investimentos federais de 2024 a 2027. A partir desse plano é possível construir leis orçamentárias que levem em consideração os objetivos dos programas.
“O Brasil voltou com planejamento guiado pela participação social. As pessoas voltaram a ter o direito de falar, de expressar sua vontade. O diálogo e a defesa da democracia voltaram. E para reconstruir o Brasil, fazer política pública, nós precisamos ouvir as necessidades da população.” destacou o ministro Renan Filho.
Também participaram do evento os ministros do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, chefes das pastas responsáveis, respectivamente, pela elaboração do PPA e pela articulação da participação social. O programa conta ainda com a participação do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, da Casa Civil e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência.
Fonte – CBN Maceió