Durante sessão nesta quarta-feira, a vereadora Teca Nelma lembrou à prefeitura de Maceió sobre a necessidade de criação de um novo plano diretor para a cidade. Tendo sua última atualização lançada em 2005, os déficits do plano têm sido pauta de diversos debates em plenário e audiências públicas realizadas pela vereadora.
“O plano diretor é uma reivindicação legítima dos movimentos, da população e nossa, enquanto parlamentares desta cidade. Temos um plano aprovado em 2005 que sequer chegou a ser implementado em sua totalidade. Deveria ser revisto em 2015, de acordo com a lei do estatuto das cidades, porém não aconteceu”, afirmou Teca Nelma, na sessão ordinária.
A parlamentar ressalta as divergências encontradas no perímetro urbano de Maceió, como a falta de saneamento, enchentes, ausência de espaços de convivência, esporte e lazer, em bairros periféricos; diante da limpeza, arborização, vias para ciclistas e ambientes de convívio, em bairros de classe média.
Para além dos problemas históricos de Maceió, a vereadora abordou os efeitos urbanos causados pela mineração da Braskem, que colaboraram para o aumento do valor dos alugueis e o aumento do trânsito. “Não queremos mais duas cidades distintas. Queremos a mesma Maceió para todos que vivem nela. E, nesse sentido, é importante a construção de um plano que priorize as pessoas e que seja construído com a participação popular”, finaliza.