No último sábado (6), durante plenária municipal do PT, foi aprovada uma resolução em que apresenta nomes de pré-candidaturas para a Prefeitura de Maceió.
O presidente do diretório do PT em Maceió, Marcelo Nascimento, afirmou que “time que não entra em campo não faz gol”. O dirigente também lembrou que o PT sempre apresentou nomes para pleitos eleitorais, e que Lula na presidência atualmente, pode significar uma ajuda na disputa municipal. “Nós estamos no início do governo federal, do governo Lula. Então é possível que o desempenho do governo Lula possa impactar positivamente sobre nossas candidaturas, não só vereadores, mas se for o caso a prefeito também”.
Para as eleições para a Prefeitura de Maceió, a plenária apontou três possíveis nomes. Entre eles, o deputado federal Paulão, que foi o quarto mais votado em Maceió; o deputado estadual Ronaldo Medeiros, que tem forte atuação na Assembleia Legislativa, além de manter presença nas comunidades e movimentos populares, e Elida Miranda, que é a atual Superintendente da Mulher do Estado de Alagoas.
Quanto aos possíveis nomes para vereadores, o partido conta com diversos quadros, além de ter a expectativa de pelo menos dobrar o espaço na Câmara Municipal.
Marcelo Nascimento citou o vereador Dr. Valmir, que já possui mandato pelo PT e irá tentar a reeleição. Judson Cabral, que já foi vereador e deputado estadual, além de ter sido candidato na última eleição, foi citado como o primeiro suplente da Federação (PT, PCdoB e PV) na Assembleia Legislativa. Basile Christopoulos, que já foi candidato a governador e a deputado estadual, também é um dos possíveis nomes para a disputa pela Câmara Municipal de Maceió.
A jornalista Elida Miranda, possível nome para a prefeitura, também está na lista de uma possível candidatura à vereadora. Miranda já foi candidata à vereadora e deputada estadual. Nas eleições de 2022, ela ficou como segunda suplente da Federação. Elida tem, ainda, atuação na Central Única dos Trabalhadores (CUT) e em movimentos sindicais e populares.
O advogado Welton Roberto, assistente social Teresa Cristina, e a vigilante Mônica também são nomes potenciais como candidatos à Câmara Municipal.
Federação com PV e PCdoB
Marcelo Nascimento reforçou que manter a organização como federação partidária (PT, PV e PCdoB) é fundamental. O presidente do PT em Maceió explicou que a combinação na montagem das chapas já está definida pelos três partidos. Segundo Marcelo, quatro nomes para a Câmara de Vereadores de Maceió devem ser eleitos, e desses, dois serão do PT.
O dirigente explicou que o Diretório Nacional do PT vem acompanhando todo o processo pré-eleitoral das capitais. Mesmo com a resolução da plenária municipal do último sábado (6), pode haver uma flexibilidade quanto a definição da candidatura, já que o pleito está relativamente distante. Inclusive, a mesma composição que o PT participou em 2022 em Alagoas está descartada.
“Há também a probabilidade de a federação dialogar, e nós vamos tentar trabalhar nessa perspectiva, dialogar com o bloco que elegeu Lula e Paulo Dantas [governador] aqui no Estado. Essa foi uma das decisões da plenária de sábado: construir uma frente política aqui no município de Maceió, buscando derrotar o bolsonarismo na capital. Já estamos iniciando as tratativas no sentido de dialogar com MDB, PDT, PSB, também outros partidos no campo da esquerda, PSOL, Rede e UP. O intuito nosso é criar um grande bloco político para fazer frente ao JHC aqui em Maceió”, explica Nascimento.
As possibilidades podem ser ainda mais amplas que isso. Marcelo explicou que poderá haver uma composição com outros partidos, além da Federação, e que o quadro depende das pesquisas e da viabilidade eleitoral.