As eleições municipais ainda estão longe de acontecer, somente em outubro de 2024. Mas as articulações nos bastidores já estão a todo vapor por todo o Brasil. Em Maceió não poderia ser diferente.
O nome do atual prefeito JHC é o mais cotado para ganhar o pleito, liderando as pesquisas com grande folga, continuando por mais alguns anos. Mas uma indefinição ainda paira sobre sua campanha: quem será o nome escolhido para ser o vice-prefeito na chapa de JHC?
Nas últimas semanas, o prefeito de Maceió mostrou grande capacidade de articulação política, fazendo antigos adversários, novos aliados, como os casos de Alfredo Gaspar e Davi Davino Filho, que concorreram à prefeitura em 2020 e agora irão compor secretarias ou indicar nomes para pastas na reformulação feita pelo prefeito.
Outro nome de muito peso cooptado por JHC foi o do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, além do presidente da Câmara de Vereadores de Maceió, Galba Neto.
Vários nomes estão sendo cotados para ser o nome do vice de JHC no ano que vem. Há discussões se o nome poderia ser indicado pelo deputado federal Alfredo Gaspar ou sendo até mesmo o de Davi Davino Filho. Outros possíveis candidatos podem ser o de Galba Neto ou do vereador Chico Filho, um grande aliado de JHC na Câmara Municipal.
Mas por que a vice-prefeitura está sendo tão disputada?
Há a chance de que JHC concorra ao governo do estado ou ao Senado Federal no pleito de 2026 e, sendo assim, o vice-prefeito assumiria a capital por dois anos. Até mesmo Rodrigo Cunha está sendo cogitado, em um acordo que daria dois anos de prefeitura para o senador em troca de uma cadeira no Senado para o atual prefeito.
O que se sabe, neste momento, com certeza é que a corrida pelo cargo será uma das mais disputadas dos últimos anos e envolve muitas relações de poder no cerne da política alagoana.