Em Alagoas, o reajuste anual para funcionários públicos do Executivo segue indefinido. A data base dos servidores estaduais é o mês de maio, mas até o final de abril o governo do Estado ainda não havia sinalizado sobre a possibilidade ou não do reajuste.
Se depender dos números apresentados pela equipe econômica, o governador Paulo Dantas deve esperar um pouco mais para decidir sobre a concessão ou não de reajuste este ano para os servidores. Isso porque, a arrecadação tem dados sinais de crescimento abaixo da inflação, com possibilidade de ficar com desempenho negativo ao longo do ano.
Até março deste ano, a arrecadação de ICMS cresceu abaixo da inflação. O comportamento, segundo alguns integrantes da equipe econômica se repetiu em abril, apesar do aumento da alíquota de ICMS. “Melhor o governador esperar um pouco mais para tomar uma decisão para não colocar em risco a capacidade de pagamento do Estado”, recomenda um dos integrantes da equipe econômica.
A situação financeira do Estado ainda sofre impacto com a mudança da cobrança de ICMS dos combustíveis, energia e telecomunicações, implementada em junho de 2022. A expectativa é que as perdas mensais que chegavam a R$ 100 milhões por mês caiam pela metade com a nova alíquota de ICMS, que saiu de 17% para 19% em Alagoas.
Fonte – Jornal de Alagoas