“O estímulo da prática esportiva sempre impacta de forma positiva à sociedade e, em especial, às juventudes. E é importante defender a inclusão de pessoas com deficiência para democratizar cada vez mais o esporte”, afirmou Teca Nelma, autora da lei que cria a Semana de Incentivo ao Esporte Paraolímpico em Maceió. A matéria foi sancionada no dia 28 de abril.
A lei 7.365/23 estabelece que o calendário oficial de Maceió reserve anualmente a penúltima semana de setembro para realizar ações de incentivo à prática do esporte paraolímpico. A semana escolhida corresponde aos dias 21 e 22 de setembro, quando se comemora o dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência e o dia Nacional do Atleta Paraolímpico, respectivamente.
“São inúmeras as pessoas com deficiência que já realizam a prática de múltiplos esportes em Maceió, mas ainda é preciso muito para conscientizar a sociedade das modalidades e para difundir a importância desta prática, além de garantir o incentivo. É preciso propiciar condições cada vez mais sólidas de acesso e participação das pessoas com deficiência ao esporte”, reforçou a vereadora.
Um dos objetivos da lei 7.365 é estimular a prática de esporte entre os estudantes da rede municipal de educação com os mais diversificados tipos de deficiência. Segundo a legislação, a intenção é “unificar diversos setores do Sistema de Ensino Público Municipal, promovendo maior autonomia e protagonismo para os alunos PcD da rede”.