As eleições de 2026 prometem ser uma das mais disputadas da história de Alagoas. Ainda falta muito — e muita água ainda vai rolar sob as pontes dos bastidores políticos —, mas a julgar pelo cenário atual, a disputa contará com peixes grandes, em especial no que diz respeito ao pleito ao Senado.
Pelos menos quatro nomes estão na linha de frente para o posto de senador por Alagoas. Além de Rodrigo Cunha (União Brasil-AL) e Renan Calheiros (MDB-AL) — que podem disputar a reeleição —, a corrida eleitoral pode contar com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e o governador Paulo Dantas (MDB), que não poderá mais disputar o governo do Estado.
Claro que ainda é cedo para cravar nomes. Até porque, em se tratando de política, alianças costumam ser costuradas e descosturadas a todo tempo — depende muito que tipo de linha se usa.
O fato é que, com exceção de Rodrigo Cunha, que se mostra ainda tímido quanto ao seu futuro político, os outros três têm trabalhado duramente para solidificar o nome e pavimentar a estrada que os levará para novos desafios. É aguardar para ver.