O Delegado Regional da Polícia Civil, Rômulo Andrade, e o Comandante do 11º BPM, Tenente-Coronel Wagner Coutinho, conheceram nesta quarta-feira, 26, o setor de vigilância eletrônica da Prefeitura de Penedo.
A Central de Monitoramento funciona na sede da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Seplag), onde agentes da Guarda Patrimonial treinados atuam em regime de plantão 24 horas, visualizando dezenas de câmeras instaladas em repartições e logradouros públicos de Penedo.
De acordo com Jânio dos Santos Marcos, servidor responsável pela central, os equipamentos são de última geração, com câmeras de alta resolução, inclusive do tipo ‘speed dome’, com giro de 360º e zoom ótico de 25 vezes, “capaz de identificar indivíduos e veículos a uma distância de 500 metros”, ressalta Jânio.
Criada para apoiar ações de preservação do patrimônio público, a Central de Monitoramento da Prefeitura de Penedo está sendo ampliada para pontos estratégicos da cidade, incluindo acessos e vias mais movimentadas da cidade.
Toda a estrutura de trabalho e as novidades da central foram apresentadas pelo Secretário Gustavo Alencar (Seplag) ao delegado Rômulo Andrade e ao comandante Wagner Coutinho.
Em breve, o serviço que também auxilia o trabalho das polícias civil e militar em Penedo será transferido para o prédio onde iria funcionar uma casa de custódia, finalidade descartada devido ao funcionamento do CISP 2 no município.
O espaço cedido pelo Governo Paulo Dantas em atendimento à solicitação do Prefeito Ronaldo Lopes também servirá para a abrigar a sede da Guarda Patrimonial Municipal.
Fonte: Secom PMP