A convenção estadual do União Brasil que aclamou o nome de Luciano Cavalcante como presidente da legenda em Alagoas, nesta segunda-feira (24), terá consequências diretas na Câmara dos Deputados envolvendo principalmente os nomes do deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União-AL), e do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Um acordo tácito no partido dava como certo o nome de Gaspar para presidir o União até 2027. Entretanto, o nome de Luciano Cavalcante, ligado a Arthur Lira, acabou prevalecendo e sendo o escolhido para a missão.
Natural que depois disso haja um afastamento —ou esfriamento, como queiram— na relação entre Alfredo Gaspar e Arthur Lira, principalmente em questões ligadas ao Poder Legislativo Federal, onde o ex-secretário de Segurança Pública deve seguir seu próprio entendimento, que pode ser favorável ou contrário aos interesses de Lira, dependendo do assunto.
Em Alagoas, além de Alfredo Gaspar, fazem parte do União Brasil os deputados estaduais Mesaque Padilha, Delegado Leonam e Lelo Maia na Assembleia Legislativa, além do senador Rodrigo Cunha no Senado Federal.