Blog do Edivaldo Júnior – O martelo foi batido. Literalmente. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) e o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL) decidiram marchar juntos. O compromisso é para 2024 e para 2026. Sem maiores detalhes, do acordo, por enquanto.
Depois da definição entre os dois, Arthur Lira pediu que os ex-deputados Davi Davino Filho e Jó Pereira conversassem com JHC para definir a participação deles na prefeitura de Maceió.
Davi foi candidato ao Senado em 2022 e Jó disputou a vice na chapa de Rodrigo Cunha (União Brasil). Ambos tem planos para 2026 e não descartam 2024.
O que ficou definido, adianta interlocutor do PP, é que Jó Pereira irá para a Educação do município. Davi Davino Filho vai indicar o tio dele, Fernando Davino para a Secretaria de Desenvolvimento Social e deve assumir a recém criada Secretaria de Assuntos Federativos.
“Será uma Pasta que vai permitir a articulação de ações e de recursos com o governo federal. Isso só será possível graças a aliança que está sendo fechada entre JHC e Arthur”, aponta o interlocutor do PP.
A expectativa é que a nova Secretaria de Assuntos Federativos dê a Davi Davino Filho visibilidade e condição para que ele articule junto com Arthur Lira a participação do PP nas eleições municipais de 2024 e nas estaduais de 2026.
Inicialmente, Davi chegou a ser sondado para ocupar a Secretaria Municipal de Saúde, mas a Pasta, já se sabe, terá indicação de Luiz Romero Farias e será feita pelo deputado federal Alfredo Gaspar de Mendonça (União).
Com isso, JHC “limpa o terreno” para sua reeleição – pelo menos pelos próximos 12 meses; Mas essa é outra história.