O novo bloco formado na Câmara pelo presidente da casa, deputado Arthur Lira (PP), se apresenta agora como “pela estabilidade e governabilidade”.
Foi exatamente esse o termo usado pelo deputado Felipe Carreras, líder do PSB. Pernambucano, Carreras foi escolhido pelo próprio Lira para liderar o bloco com 175 deputados.
E assim sendo, o bloco vai formar nas fileiras alinhadas para dar sustentação ao governo Lula e garantir que as pautas governistas no Legislativo tenham o referendo da maioria.
A ideia repassada aos demais representantes do grupo, que tem parlamentares do PSB, PDT, PSDB, Cidadania, Solidariedade, Avante e o próprio PP, é no sentido de ajudar o governo a pacificar o país e garantir uma base sólida para a governabilidade.
A formação do blocão se constituiu em uma jogada de mestre de Arthur Lira, que, mais uma vez, se fortalece no comando da Câmara e ainda mais junto ao governo.
Se Lula passa a ter maioria na Câmara dos Deputados terá, portanto, muito mais tranquilidade para atuar na Presidência da República.
Só que essa maioria não chega ao governo de mão beijada. Historicamente, no parlamento o processo é encaminhado com roteiro definido e único: Eu te apoio e tu me apoias.
Portanto, Lula não terá como fugir do “é dando que se recebe”.
Fonte – É Assim