O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), não deve vetar a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao partido, revelaram fontes próximas ao parlamentar ao jornal Folha de S. Paulo nesta segunda-feira, 4.
Segundo o jornal, em conversa com aliados, o deputado disse que cerca de 90% do partido quer o chefe do executivo no partido e, por isso, ele não será contra.
O presidente que está sem partido desde novembro de 2019 teria pedido para escolher os candidatos que disputarão uma vaga no Senado pela sigla em 2022 para se filiar.
O presidente do PP e ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, se comprometeu com a condição apresentada pelo mandatário. Lira resistia a ter Bolsonaro no partido por temer prejuízo na tentativa de se reeleger como presidente da Câmara em 2023.
Com a filiação do chefe do Executivo nacional, o PP espera aumentar o número de eleitos na Câmara, no Senado e como governadores com a chegada de Bolsonaro.
Os diretórios do PP na Bahia, Paraíba e Pernambuco consideram que o presidente da República tem menos chance de ser reeleito, pois está mal nas pesquisas de intenção de voto. Por isso, preferem se aliar nos estados ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Fonte – Extra