A prefeita de São Luís do Quitunde, Fernanda Cavalcanti (MDB), participou nesta terça-feira (30), em Maceió, da inauguração de dois importantes equipamentos em defesa dos direitos da criança e do adolescente alagoanos. O primeiro deles foi a Escola de Conselhos, localizada no bairro do Poço, a primeira do Brasil com um prédio exclusivo destinado para capacitação de Conselheiros Tutelares e Conselhos de Direito.
A segunda inauguração foi do Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD), localizado na Gruta de Lourdes, um equipamento destinado aos cuidados do público infanto-adolescente vítima de violência.
O contive para que Fernanda Cavalcanti participasse das inaugurações, que ela considera um grande marco para o estado de Alagoas, partiu do secretário de Estado de Prevenção à Violência, Kelmann Vieira.
“Em tão pouco tempo, o secretário Kelmann Vieira tem realizado grandes ações e trabalhos para a prevenção da violência em todo Estado, e eu não poderia deixar de parabenizá-lo por isso e reafirmar meu apoio e parceria”, destacou a prefeita. “Só orgulho para Alagoas”, completou.
Para o secretário Kelmann Vieira, estes novos equipamentos são um avanço no trato e na preocupação do governo do estado com as crianças e adolescentes vítimas da violência. “O Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes vai disponibilizar à população alagoana atendimento psicossocial e jurídico especializado para o público infanto-juvenil vítima ou testemunha de violência”, destacou. “O CRAD promoverá também a atuação integrada de todos os órgãos que compõem o sistema de garantias de direito da criança e do adolescente”, acrescentou o secretário.
Ele também ressaltou a importância da Escola de Conselhos, “que vai ofertar capacitação continuada para Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares, bem como toda a rede de proteção da infância e adolescência”. “Com investimento próprio do governo de Alagoas e total apoio do governador Renan Filho, este é o primeiro prédio exclusivo para Escola de Conselhos em todo o Brasil”, lembrou.