Alagoas passa a funcionar nesta segunda-feira (27) com as regras do distanciamento social da Fase Azul. Isso significa menos restrições para circulação e funcionamento de estabelecimentos comerciais e eventos sociais.
Com a mudança, publicada através de Decreto Estadual, municípios e capital ficam autorizados a realizar eventos sociais, corporativos e celebrações com vendas de ingressos por meios eletrônicos a partir do dia 1º de outubro, em locais abertos e fechados. A exigência é que 50% da capacidade do local esteja com vacinação comprovada ou teste negativo para Covid-19, e seguindo os protocolos do uso de máscara facial.
Em novembro, os eventos pagos poderão ser realizados com até 80% da capacidade do local e em dezembro a liberação é geral, com 100% da capacidade, mediante vistoria do Corpo de Bombeiros. A novidade foi anunciada pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres.
Em outubro
Por enquanto, o acesso aos eventos só será permitido para pessoas que tenham recebido a 1ª e a 2ª dose da vacina contra a Covid-19 ou que apresentem o teste antígeno ou RT-PCR negativo realizado com 72 horas de antecedência do evento junto a um documento de identificação com foto.
A vacinação pode ser comprovada pela apresentação de carteira de vacinação ou através do aplicativo ConecteSUS com um documento de identificação oficial com foto.
Os organizadores dos eventos devem fazer a aferição obrigatória da temperatura dos públicos interno e externo, contratantes, staff e convidados. Os locais precisam ter pontos de higienização com álcool 70% nos acessos do evento, locais de alimentação e banheiros, entrada de brinquedos, corredores, escadas e rampas.
Quanto aos eventos gratuitos, as regras não mudaram: o decreto reforça que em locais abertos o limite máximo é de 200 pessoas e em locais fechados é de 100 pessoas.
Fonte – Extra