A largada oficial foi neste domingo, 27. Em Maceió, onde dez candidatos a prefeito e 558 disputam os 592,3 mil votos do município, a campanha foi intensa, com direito a aglomeração.
Teve de tudo. De carreata a ato religioso e principalmente “adesivaço”.
A disputa majoritária é de dez para um, mas de acordo com as últimas pesquisas, quatro nomes estão no ‘primeiro pelotão’: Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), Davi Filho (PP), Cícero Almeida e JHC (PSB).
Destes, apenas Cícero não realizou atos de campanha – e se realizou não houve registro em redes sociais ou através de assessoria de imprensa.
Ao lado do governador Renan Filho (MDB), Gaspar fez adesivaço em Jaraguá e depois foi para o corpo a corpo em vários bairros. Davi Filho inaugurou comitê de campanha e também fez adesivaço na Mangabeiras e JHC percorreu vários bairros de Maceió em cima de um trio elétrico.
Os três mostraram grande capacidade de mobilização no mundo real e nas redes sociais.
Com uma campanha com seu estilo, na base da ‘pegada’ jovem e digital, JHC tenta manter a dianteira. Gaspar, aposta no ‘pulso firme’ e na ‘maturidade’, para fazer valer nas urnas o apoio que tem do governador e do atual prefeito da capital, Rui Palmeira.
Davi Filho, que chegou a ser desacreditado por setores da mídia no início da pré-campanha, consolidou agora tem a missão de ‘superar’ os principais adversários para chegar ao segundo turno – se a eleição não for decidido no dia 15 e novembro, como se espera.
Jovem, com uma atuação reconhecida no esporte, cultura e principalmente nas áreas social e da saúde, Davi Filho, se reinventou nas redes sociais, mas deve apostar principalmente no guia eleitoral e na ‘pegada’ das ruas para ‘chegar lá’.
Nas máscaras, que tem usado como ferramenta para mandar mensagens ao eleitorado, Davi aponta o caminho que vai percorrer: ‘desço grota todo dia, não só na eleição’ e ‘meu gabinete é a rua’.
O candidato do PP vai tentar tirar a diferença no ‘corpo a corpo’. E já começou as andanças pela periferia, dando largada a campanha no Benedito Bentes e fazendo caminhadas em grotas do Jacintinho e bairros periféricos, a exemplo da Chã da Jaqueira.
O problema é que Davi não irá sozinho, pelo menos a partir de agora. Gaspar também desceu grotas durante a semana e foi para o Biu neste domingo. JHC passou por vários bairros da periferia nos últimos dias. Vergel, Clima Bom e Bebedouro, entre outros.
Com a campanha nas ruas, os três vão passar os próximos dias disputando abraços, apertos de mão e sorrisos.
Se conseguir se sair tão bem nessa etapa, quanto saiu na formação da sua coligação, Davi Filho, tem chance de ‘encostar’ nos dois primeiros colocados e de trabalhar por uma ‘ultrapassagem’ durante o guia eleitoral.
Agora é esperar o que dirão as próximas pesquisas.
Fonte – Blog do Edivaldo Júnior