A conectividade da sociedade tem mudando muito a participação dos eleitores durante as campanhas eleitorais, principalmente depois que as redes sociais passaram a ser exploradas pelos candidatos para transmitir suas propostas, mas o guia eleitoral na TV e Rádio continua tendo um peso fundamental para quem vai concorrer ao pleito.
Em Alagoas, com a reforma eleitoral, 12 partidos não terão espaço no horário eleitoral, são eles: PRTB, PCdoB, PTC, PSTU, PCO, Rede, PCB, PMB, DC, PNM, PPL e PRP. Uma emenda constitucional estabeleceu uma cláusula de barreira para o acesso a recursos do fundo partidário e também para o tempo da propaganda eleitoral, que neste ano está programada para começar no final de setembro, imposta pela reforma política de 2017 e pela PEC que autorizou o adiamento da data do pleito.
A resolução diz que terão acesso aos recursos do fundo partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV “os partidos que obtiverem, nas eleições para a Câmara dos Deputados, no mínimo, 1,5% dos votos válidos, distribuídos em pelo menos um terço das unidades da Federação, com um mínimo de 1% dos votos válidos em cada uma delas.”
Até as últimas eleições, 10% do tempo total da propaganda eram distribuídos igualitariamente entre todas as legendas. Partidos nanicos, por exemplo, conseguiram em 2018 ao menos anunciar suas candidaturas principais em cerca de dez segundos. Coube ao PSL, partido que elegeu Jair Bolsonaro, apenas 8 segundos em cada inserção de propaganda em 2018.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgará a tabela da divisão do tempo de propaganda depois das apresentações das candidaturas, marcadas para o dia 26 de setembro, mas partidos como Rede e PRTB desconsideram até mesmo a impossibilidade de ter direito às inserções nos intervalos comerciais em suas estratégias para as eleições de 2020.
Fonte – Cada Minuto