
Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo instituto Paraná Pesquisas revelou um cenário acirrado para as eleições presidenciais de 2026, com destaque para o empate técnico entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL).
Segundo o levantamento, Lula aparece com 33,7% das intenções de voto, enquanto Michelle tem 31,7%. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, o que configura um empate técnico entre os dois nomes.Outros possíveis candidatos também foram avaliados. Ciro Gomes (PDT) registrou 11,8% das intenções de voto, seguido por Ronaldo Caiado (União Brasil), com 6%, Eduardo Leite (PSDB), com 3,8%, e Helder Barbalho (MDB), que aparece com 0,9%.
No segundo cenário testado, com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como representante da direita, Lula lidera com 34% das intenções de voto contra 27,3% do governador paulista. Apesar de não confirmar a candidatura, Tarcísio tem se aproximado do eleitorado bolsonarista.
Segundo turno e liderança espontâneaNos cenários de segundo turno, Michelle Bolsonaro aparece numericamente à frente de Lula, com 45% das intenções de voto, contra 41% do presidente. Tarcísio também venceria Lula, com 43,4% contra 40,6%, segundo a pesquisa.
Mesmo inelegível até 2030, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) lidera o cenário espontâneo, com 18,2% das menções dos entrevistados, seguido de Lula, com 17,2%. Tarcísio aparece com 1,6% e os demais candidatos com menos de 1%. A maioria dos entrevistados (53,5%) não soube responder ou preferiu não opinar.
Quando o nome de Bolsonaro é incluído no cenário estimulado, ele lidera com 38,5% das intenções de voto, à frente de Lula, que registra 33,3%.
Metodologia
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores em todos os estados e no Distrito Federal, entre os dias 16 e 19 de abril de 2025. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais e o índice de confiança é de 95%.