
O senador Renan Calheiros (MDB-AL) usou suas redes sociais nesta quinta-feira (18) para manifestar solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), alvo de um processo que o senador classificou como “persecutório, injustificável e cruel”. Em publicação no Instagram, Renan reforçou seu compromisso com a defesa do mandato popular e criticou o que chamou de “método dissimulado de perseguição”.
“A democracia exige coragem. Em solidariedade ao deputado Glauber Braga, reafirmo meu compromisso com a defesa do mandato popular e com o enfrentamento a perseguições que atentam contra as instituições. O silêncio é cúmplice das injustiças”, escreveu o senador na legenda do vídeo.
Na gravação, Renan anuncia a intenção de visitar pessoalmente Glauber Braga, a quem descreve como alguém que “reage de maneira altiva e digna” diante de um processo conduzido por “mãos ocultas”. Segundo o senador, essas ações seguem um padrão de intimidação e autoritarismo que remete a episódios já vividos no país.
“O mais perverso desse processo inquisitorial único na história é a regência de mãos ocultas. Aquelas que atiram pedras e se escondem. Método característico de dissimulados e pusilâmenes que têm o péssimo hábito de se esconder por covardia”, afirmou.
Renan ainda relembrou episódios de 2022, como a tentativa de prisão de diretores de institutos de pesquisa e o apoio da Polícia Rodoviária Federal a bloqueios que teriam dificultado o acesso de eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva às urnas. Ele citou também a “carnificina contra adversários” nas eleições de Alagoas e a “tentativa de renunciar ao prefeito de Rio Largo”.
Para o senador, a postura de enfrentamento e defesa de Glauber Braga transcende o caso individual e diz respeito ao próprio regime democrático.
“A defesa do deputado Glauber é a defesa da essência da própria democracia”, declarou.
“A história será sempre severa com os omissos e generosa com os justos.”, finalizou.
Glauber Braga tem denunciado, nos últimos dias, o que considera uma tentativa de cassação arbitrária de seu mandato. A manifestação de Renan soma-se a outros apoios públicos recebidos pelo parlamentar, especialmente entre setores da esquerda e movimentos sociais.