
O Instituto Falpe divulgou os resultados de uma pesquisa de intenção de voto realizada entre os dias 29 de março e 6 de abril em 70 municípios de Alagoas. Em Rio Largo, terceiro maior colégio eleitoral do estado, o levantamento revelou o favoritismo do presidente Lula (PT), do prefeito de Maceió, JHC (PL), e do deputado federal Davi Davino Filho (PP) nas disputas para Presidência da República, Governo de Alagoas e Senado Federal, respectivamente.
No cenário presidencial, se as eleições fossem hoje, Lula seria reeleito com 42% das intenções de voto entre os eleitores de Rio Largo. O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 24%, seguido por Ciro Gomes (PDT), com 6,5%. Outros nomes, como Gilberto Kassab (PSD) e Tarcísio de Freitas (Republicanos), têm 1,5% e 0%, respectivamente. Ainda segundo a pesquisa, 10% disseram não votar em nenhum candidato e 16% não opinaram.
Para o Governo do Estado, JHC lidera com folga. O gestor da capital alagoana é citado por 46% dos entrevistados. O ex-governador e atual ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), aparece com 37%. Outros 6% disseram que não votariam em nenhum dos nomes apresentados e 11% preferiram não opinar.
A disputa pelo Senado apresenta um cenário de equilíbrio. Os entrevistados puderam indicar até dois nomes, refletindo o modelo de votação para quando duas cadeiras estão em disputa. Davi Davino Filho lidera com 28%, seguido de perto por Alfredo Gaspar (27%) e Renan Calheiros (25,5%). Arthur Lira (PP), atual presidente da Câmara dos Deputados, aparece com 20,5%. Paulão (PT) e Eudócia Caldas registraram 2,5% cada. A pesquisa também registrou 6% de eleitores que não votariam em nenhum nome e 7,5% que não opinaram.
Metodologia
A pesquisa do Instituto Falpe tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95%. O levantamento foi realizado de forma presencial em diversos bairros e comunidades de Rio Largo, município que tem importância estratégica nas eleições por ser o terceiro maior colégio eleitoral de Alagoas, atrás apenas de Maceió e Arapiraca.
Os dados revelam tendências que, embora ainda iniciais, apontam para um cenário competitivo e com movimentações políticas relevantes para o pleito de 2026.
Fonte: Cada Minuto