Na tarde desta quinta-feira (10), uma reunião mediada pelo vereador Leonardo Dias (PL) reuniu representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), na Câmara Municipal de Maceió, para discutir entraves na regulação de pacientes em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital alagoana. O encontro teve como foco principal os gargalos que dificultam a transferência de pacientes oncológicos e ortopédicos para unidades hospitalares.
Durante a reunião, foram identificadas oportunidades de melhorias no processo de regulação, especialmente no atendimento oncológico. Segundo o vereador, houve avanços nas tratativas, com a identificação de soluções viáveis por parte do Estado e do município para ampliar a oferta de leitos e reduzir o tempo de espera nas UPAs.
“Avançamos muito hoje quanto à oncologia. Conseguimos reunir os principais responsáveis pela regulação da SMS e da Sesau, além de representantes das UPAs. A discussão foi técnica e objetiva, com foco total nos pacientes”, afirmou Leonardo Dias.
Como desdobramento da reunião, foi agendado um novo encontro para o dia 24 de abril. A pauta será dedicada exclusivamente à situação dos pacientes ortopédicos, que também enfrentam longas esperas por leitos hospitalares.
Leonardo destacou a importância do diálogo institucional e reafirmou seu compromisso com a fiscalização e a busca de soluções para a saúde pública: “Seguimos fazendo nosso trabalho, visitando as UPAs e cobrando ações concretas para garantir atendimento digno à população”, ressaltou o vereador.
O encontro contou com a participação dos vereadores Chico Filho (PL), Jeannyne Beltrão (PL), Silvânia Barbosa (Solidariedade) e Fátima Santiago (MDB). Representando a Sesau, estiveram presentes Aparecida França (gabinete executivo) e Lysgreth Sanchez (superintendente de Assistência Hospitalar). Pela SMS, participaram Morgana Gomes de Oliveira (técnica de regulação) e Rosana Cardoso Veras (coordenadora médica da Sala de Regulação). Representantes do Hospital Universitário e das UPAs Trapiche, Santa Lúcia e Benedito Bentes também acompanharam a reunião.
“Fiquei muito feliz com a reunião, pois foi deixado de lado qualquer tipo de situação política para focarmos somente na situação dos pacientes que precisam do atendimento do SUS. Agradeço aos secretários Claydson Moura [SMS] e Gustavo Pontes [Sesau] pelo compromisso com a nossa Saúde”, concluiu.