A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) registrou um atendimento integral de todas as 2.093 ocorrências relacionadas à violência contra a mulher na Região Metropolitana de Maceió, durante o primeiro trimestre de 2025. Os dados foram divulgados pelo Comando de Policiamento da Região Metropolitana (CPRM) por meio de um relatório de desempenho operacional.
As ocorrências aconteceram nos oito municípios sob responsabilidade do CPRM: Maceió, Rio Largo, Paripueira, Barra de Santo Antônio, Marechal Deodoro, Pilar, Barra de São Miguel e Satuba. Segundo o comandante do CPRM, tenente-coronel Hiraque Agnnes, os crimes contra a mulher lideram o número de prisões em flagrante na área, com 285 indivíduos detidos entre janeiro e março deste ano.
“Sabemos que a violência contra a mulher não faz distinção de raça, classe social, profissão, renda, cultura, nível educacional, religião ou idade. Seguimos atentos e operantes no combate a esse tipo de ilicitude”, afirmou o comandante.
Entre os bairros de Maceió com maior número de registros estão Cidade Universitária, Jacintinho e Benedito Bentes. A Cidade Universitária lidera o número de prisões com 31 detenções. No Jacintinho, foram registradas 28 ocorrências, enquanto no Benedito Bentes, 26 agressores foram presos por violência contra a mulher.
O relatório ainda revelou que a maior incidência desses crimes ocorre durante os fins de semana, especialmente no período noturno, entre 20h e meia-noite.
Além das ações operacionais, a PM-AL investiu na capacitação do seu efetivo. Policiais militares passaram pelo Curso de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, promovido pela Secretaria de Segurança Pública de Alagoas. A formação, com 40 horas-aula, abordou protocolos de atendimento, marcos legais e conceitos fundamentais sobre gênero e violência.