Durante encontro realizado nesta quarta-feira (9), em Brasília, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), reforçou o compromisso de sua gestão com o fortalecimento do Ministério Público em todo o país. O posicionamento foi feito durante a 3ª reunião ordinária do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais (CNPG), que contou com a participação do procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo.
Motta destacou que pretende manter um diálogo constante com os Ministérios Públicos estaduais e o Ministério Público Federal, reconhecendo a importância da atuação dos promotores e procuradores na defesa da sociedade e no enfrentamento ao crime organizado.
“A colaboração de todos nesta e em outras pautas relevantes será muito rica, pois a instituição é imparcial e possui credibilidade perante a sociedade. Em relação ao trabalho e pleitos do Ministério Público, vamos garantir que o órgão consiga atuar de forma firme na busca por Justiça e na defesa dos cidadãos. Minha gestão será marcada pelo diálogo e equilíbrio, neste sentido, conto com todos”, afirmou o presidente da Câmara.
Para o procurador-geral de Justiça de Alagoas, Lean Araújo, a presença de Hugo Motta na reunião do CNPG representa um gesto concreto de abertura e respeito institucional. “O presidente da Câmara Federal demonstra, com a sua presença no CNPG, o compromisso com o diálogo entre as Instituições”, destacou Araújo.
O encontro aconteceu na sede do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em Brasília, e reuniu procuradores-gerais de todo o Brasil. Durante a reunião, Hugo Motta também mencionou propostas em tramitação no Congresso, a exemplo da PEC que trata de novas diretrizes para a segurança pública no país — tema que, segundo ele, exige o envolvimento direto do Ministério Público.
O presidente do CNPG e chefe do MPDFT, Georges Seigneur, ressaltou que o fortalecimento do diálogo entre os Poderes é fundamental para garantir avanços em pautas de interesse da população. “Este Colegiado trabalha pela construção do diálogo e de ações voltadas ao fortalecimento da segurança pública e de outras pautas de interesse da população. Estamos em um momento que demanda colaboração e trabalho conjunto em temáticas tão sensíveis. Comungamos de uma missão em comum que é o desenvolvimento social e a proteção do cidadão”, completou.